empreendedorismo

Você tem um perfil empreendedor?

admin
Escrito por admin em 18 de dezembro de 2018
Você tem um perfil empreendedor?

Receba em seu e-mail o passo a passo para uma VIDA FERA.

A CONAJE, Confederação Nacional de Jovens Empreendedores, realiza a cada dois anos uma pesquisa panorâmica sobre os empreendedores brasileiros. Critérios como o perfil individual e da própria empresa são levados em conta, com base em caracteres relevantes.

O levantamento dos dados é feito por meio de entrevista direta e em 2018 contou com 5792 respondentes. Este grupo dividiu-se entre empreendedores efetivos e potenciais empreendedores, representando 68% e 32% do total, respectivamente, distribuídos por todo o país.

Os dados revelam muitas constatações interessantes e,sem dúvidas, vão te fazer refletir sobre o seu espírito empreendedor. Confira comigo!

O cenário do empreendedorismo entre os jovens brasileiros

Com o levantamento dos dados foi possível traçar o perfil do atual jovem empreendedor. Ele continua sendo tipicamente masculino em sua maioria, com idade entre 26 e 35 anos. Os homens representam 65% do total pesquisado e as mulheres respondem pelos 35% restantes.

Dentre estes predominam os que possuem alto nível de escolaridade. A maioria dos empreendedores ostentam o diploma de graduação e pós-graduação,são cerca de 73% do total com ao menos o nível superior completo.

O quesito acadêmico se reflete em outro aspecto da pesquisa da jornada empreendedora. Entre os empreendedores, a maioria frequentou instituições privadas durante o ensino médio e superior. Já entre os potenciais empreendedores, a maioria cursou o ensino médio em instituição pública.

Além disto, ao longo da vida acadêmica os empreendedores vivenciaram experiências ligadas ao empreendorismo, tais como:

  • Palestras sobre o tema
  • Cursos de empreendorismo presenciais ou à distância
  • Empresas júnior
  • Intercâmbio internacional
  • Visitas a empresas

A maioria dos empreendedores iniciaram por vontade própria ou por terem identificado uma oportunidade potencial de negócio. A maior parte deles recorrem ao SEBRAE como norteador de suas atividades. Contudo,um número significante não possui apoio ou tem como base apenas a internet.

A maioria das empresas possuem até 1 ano de atividade,tendo até 9 funcionários. Faturam entre R$60 mil a R$3, 6 milhões por ano, e não atuam no mercado internacional. Identificou-se com algum dos dados acima?

Os desafios do jovem empreendedor

As dificuldades enfrentadas dizem respeito ao setor externo, como a alta carga tributária e a limitante burocracia. Enquanto que no setor interno, dificuldades com a gestão financeira, de pessoas e vendas têm sido os principais obstáculos.

O contexto político e econômico brasileiro foi apontado como um impacto negativo. Reflexos como o declínio do faturamento e investimentos são indicados como os pontos mais negativos. Contudo, o cenário político-econômico foi avaliado como regular ou positivo.

A maioria dos entrevistados enxerga na reforma das leis trabalhistas uma mudança potencialmente positiva. Eles apontam que a reforma tributária também é um aspecto importante a ser considerado.

Os empreendedores acreditam que o jovem brasileiro não possui expressividade política satisfatória. Entretanto, a maioria deles (55%) deseja abrir um negócio no ano que vem, mesmo com o atual cenário desfavorável.

As mulheres, em geral, começam a empreender mais tarde que os homens, e se envolveram menos em atividades ligadas ao empreendedorismo.

Balanço da pesquisa do CONAJE

A pesquisa doCONAJE é realizada por meio de participação voluntária de jovens empreendedores entre 19 e 39 anos. Podem participar jovens empreendedores ou mesmo aqueles que objetivam ser.

A iniciativa empreendedora tem crescido no país, mesmo com a política e a economia instáveis como se apresentam. Desta forma, esta pesquisa é altamente relevante no que tange aos aspectos que levanta do cenário do empreendedorismo jovem.

Como indicam os dados, buscar conhecimento é essencial e é exatamente isso que compartilhamos aqui. Espero que minha jornada empreendedora possa ser útil à sua. Acesse agora meu curso online Comece Certo e aprenda tudo que precisa para empreender bem.

Fala Fera,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de X pessoas